O talento revela-se exactamente porque esconde a sua perfeição.
"Mentes criativas são conhecidas por sobreviverem a qualquer tipo de mau aprendizado."
Pesquisar este blog
Páginas
terça-feira, 29 de junho de 2010
sexta-feira, 21 de maio de 2010
MOTIVAÇÃO
UM PUCO SOBRE MOTIVAÇÃO
Por: NBDESOUSA
MOTIVAÇÃO.
Muitos já ouvirão falar sobre motivação. Encontramos diversos artigos sobre o assunto.
O que eu pretendo neste artigo é deixar claro que "motivação" é algo que está intrínseco no ser humano. É o que nos faz acordar de manhã, trabalhar, estudar e principalmente é o que nos mantém ativos durante nossa vida. A motivação está diretamente ligada com nossos objetivos, sonhos, desejos e vontades, ou seja, a satisfação de nossas necessidades, conforto e segurança.
Motivação é uma palavra que deriva do latim, significa "motivus" está relacionada com movimento."Poderíamos definir da seguinte maneira: Motivação é uma força, energia que move uma pessoa". Essa energia dura praticamente a vida toda. A motivação envolve atividades as quais nos levam a um determinado objetivo.
Podemos nos tornar motivados ou estimulados por meio de necessidades internas ou externas que podem ser de caráter fisiológico ou psicológico. Se por algum motivo, ficarmos sem tomar água por algum tempo, o nosso organismo reagirá de uma forma tal que constantemente nos sentiremos compelidos a buscar nosso objetivo, ou seja, saciar a sede. O comportamento motivado tenderá a prosseguir até que nosso objetivo seja alcançado, de forma a reduzir a tensão que estamos sentindo. Muitas vezes conseguimos driblar a necessidade com outro aspecto.
Se estivermos com sono, por exemplo, todo o nosso comportamento se voltará a perseguir o objetivo de acabar com o sono, ou seja, dormir. Se, no entanto, alguma outra coisa nos motivar, um filme na televisão, por exemplo, ou uma reunião de amigos, o nosso comportamento fará com que os sintomas de sono sejam temporariamente esquecidos.
Em relação ao mundo corporativo não é diferente. Na era que estamos vivenciando com o mercado cada vez mais competitivo manter-se motivado exige muita perseverança e coragem. Muitas empresas, independente do tamanho, se encontram em uma situação onde precisam descobrir como manter seus funcionários continuamente motivados. Isso vai determinar a evolução da empresa e de seus colaboradores, assim como também é fundamental para o bom nome da empresa. Funcionários motivados e empenhados rendem muito mais e se empenham para a melhor performance seja em que área de atuação for. Como identificar quais estão motivados e quais não estão cabe aos gerentes, coordenadores de equipes e principalmente do RH.
Existem empresas ainda hoje que olham para seus funcionários como peças de uma maquina; acreditam que são donos dessa mão de obra, o que na realidade não o são. Empresas que ainda estão fortemente ligadas com a mentalidade da revolução industrial, onde o ser humano era tido como parte de uma máquina. Para esclarecer mais o que eu estou dizendo e propiciar um melhor entendimento das mudanças que vêem ocorrendo no mundo hoje em dia sugiro que assistam; quem assistiu vai se recordar, o filme do Charles Chaplin – Tempos Modernos.
Hoje podemos afirmar que aquele modelo representado, na época da crise de 1929, quando a depressão atingiu grande parte da sociedade norte americana, hoje em dia não é mais aceito. Analisem a situação e imaginem o que precisaria ser feito para motivar os trabalhadores naquela época, quando eram engolidos pelo poder do capital e grande parte da população sofria o desemprego e passava fome. Estamos vivendo a era da informação e do desenvolvimento tecnológico.
A questão básica é...Por que algumas pessoas se sentem altamente motivadas para realizar determinadas tarefas que a outras parecem enfadonhas, desinteressantes, ilógicas, malucas, muito certinhas, completamente sem parâmetros ou desprovidas de 'glamour'?
Isso ocorre porque as pessoas têm valores diferentes, necessidades diferentes, interesses diferentes, organização familiar diferente, background cultural (Termo utilizado para indicar que um processo está sendo executado em segundo plano, ou seja, pode-se executar outros processos enquanto o processo em background está sendo executado. Já a expressão background cultural designa a bagagem que alguém possui em termos de cultura, sabedoria, conhecimentos gerais, etc.) diferente, formação profissional diferente, enfim, uma história de vida diferente que condiciona suas motivações.
Compete às empresas hoje saber como identificar dentre seus problemas os que são criados pela falta de motivação de seus colaboradores. Talvez seja fácil de identificar, o difícil é a empresa se conscientizar que algo precisa ser feito e terá que partir dela. Para tal ação é necessário um envolvimento completo da organização inclusive da alta direção.
Devemos lembrar que um importantíssimo capital dentro das empresas hoje é o seu capital humano. Não podemos esquecer que as organizações além de sua estrutura física são compostas por pessoas; cada uma busca satisfazer suas necessidades de maneira diferente.
A importância do líder dentro desse processo, não aquele que ascendeu ao cargo através de conchavos ou politicagem, mas sim aquele que utilizou da sua competência e de suas qualidades pessoais e profissionais, tem maior possibilidade de integrar sua equipe além de ser bem visto do meio.
Algumas ações das empresas que promove a desmotivação de seus colaboradores estão diretamente ligadas a falta de uma política de cargos e salários, a falta de participação dos funcionários nas tomadas de decisão da empresa, a falta de perspectiva de uma melhoria pessoal e até da própria empresa entre outras.
Então chegamos a uma questão que vocês devem estar se perguntando: "O que promove a motivação é a perspectiva real de um ganho financeiro maior?" Posso responder com certeza e sem medo de errar: Não, não é só o fator financeiro que motiva ou desmotiva um funcionário. É obvio que esse fator, para a maioria, tem maior grau de importância, mas não é só isso. O ambiente "o clima organizacional", dentro das empresas tem uma influência muito forte quando se fala em motivação.
Quando o ambiente de trabalho é agradável as pessoas se empenham mais e isso é facilmente percebido, pois quando o clima organizacional é melhor também poderá ser observado que a rentabilidade da empresa é melhor, a imagem e o conceito que os funcionários fazem da empresa é melhor. Fica mais fácil de reter talentos e desenvolvê-los, além de captar novos no mercado. Quando ocorre o contrário, talentos da empresa começam a deixá-la, procurando concorrentes ou empresas que propiciem um melhor desenvolvimento, mesmo que a parte financeira não seja tão beneficiada.
Conheci várias pessoas que trocaram de empresa, mesmo para ganhar menos, por causa do clima organizacional e falta de política de desenvolvimento dentro da organização. Então vão algumas dicas:
- Nem sempre o fator: reajuste de salário ou gratificação é fonte de motivação;
- O ambiente de trabalho tem relevância quanto ao desempenho da organização;
- Convoque e ouça seus funcionários, escute suas idéias para melhorar a empresa; chame-os a participar da vida organizacional;
- Observe a diversidade que existe dentro de sua empresa, às pessoas são diferentes e possuem necessidades diferentes;
- Desenvolva campanhas de incentivo, benefícios extras, premiações, reconhecimento;
- Desenvolva uma política de cargos e salários,
- Esqueça o imediatismo, desenvolva e planeje à longo prazo,
- Promova sempre a confraternização entre seus funcionários, desde a alta administração até o chão de fábrica, etc..
Não podemos esquecer que os lideres possuem um papel fundamental para identificar o que acontece dentro da empresa. Compete a eles estabelecer um relacionamento de confiança junto a sua equipe e acima de tudo, fazer com que ela se torne coesa e motivada. Eles têm que trazer e fazer com que sua equipe participe integralmente do desenvolvimento organizacional e não apenas funcionários que cumpram seu horário e executem seu trabalho de uma maneira rotineira. Transformar o clima em um clima agradável que faça com que sua equipe se empenhe ao máximo na execução das tarefas e participe com sugestões e idéias que possam ser aproveitadas para a melhoria da empresa é uma das funções de um bom líder.
Espero que tenham tirado algo de útil e que possam aplicar no seu dia a dia, não só nas empresas mas também na vida pessoal.
Perfil do Autor
NBDESOUSA - Perfil do Autor:
Adm. de Empresas. Cursos de Atualização Pela: F.G.V - EM: ÉTICA - RECURSOS HUMANOS -ADM ESTRATÉGICA - DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES -MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES- BALANCED SCORECARD-INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA-DIREITO DO TRABALHADOR-PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO-GESTÃO DE CUSTOS- 2008/09. CONTATOS: nbsousa_2005@hotmail.com, http://www.visaoempreendedora.net/ ARTIGOS LICENCIADOS - http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
(Artigonal SC #2391048)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/gestao-artigos/um-puco-sobre-motivacao-2391048.html
terça-feira, 20 de abril de 2010
O Último Dia
Naquela manhã, sentiu vontade de dormir um pouco mais. Estava cansado, tinha deitado muito tarde e não havia dormido bem. Mas logo abandonou a idéia de ficar um pouco mais na cama, e levantou-se, pensando nas muitas coisas que precisava fazer na empresa.
Lavou o rosto e fez a barba correndo, automaticamente. Não prestou atenção no rosto cansado e nem nas olheiras escuras, resultado de noites mal dormidas.
Engoliu o café e saiu resmungando baixinho um "bom dia", sem muita convicção. Desprezou os lábios da esposa, que se ofereciam para um beijo de despedida. Não entendia porque ela se queixava tanto da ausência dele e vivia pedindo mais tempo para ficarem juntos.
Ele estava conseguindo manter o elevado padrão de vida da família, não estava? Isso não bastava?
Entrou no carro e saiu. Pegou o telefone celular e ligou para sua filha. Sorriu quando soube que o netinho havia dado os primeiros passos. Ficou sério quando a filha lembrou-o de que há tempos ele não aparecia para ver o neto e o convidou para almoçar.
Ele relutou bastante: sabia que iria gostar muito de estar com o neto. Mas não podia, naquele dia, sair da empresa. Quem sabe no próximo final de semana?
Chegou à empresa e mal cumprimentou as pessoas. A agenda estava lotada, e era muito importante começar logo a atender seus compromissos, pois tinha plena convicção de que pessoas de valor não desperdiçam seu tempo com conversa fiada.
Na hora do almoço, pediu à secretária para trazer um sanduíche e um refrigerante diet. O colesterol estava alto, precisava fazer um check-up, mas isso ficaria para o mês seguinte.
Começou a comer enquanto lia alguns papéis que usaria na reunião da tarde. Nem observou que tipo de lanche estava mastigando.
Enquanto relacionava os telefonemas que deveria dar, sentiu um pouco de tontura, a vista embaçou. Lembrou-se do médico advertindo-o, alguns dias antes, quando tivera os mesmos sintomas, de que estava na hora de fazer um check-up.
Mas ele logo concluiu que era um mal estar passageiro, que seria resolvido com um café forte, sem açúcar.
Terminado o "almoço", escovou os dentes e voltou ao trabalho. "a vida continua", pensou. Mais papéis para ler, mais decisões a tomar, mais compromissos a cumprir.
Saiu para uma reunião já meio atrasado. Não esperou o elevador. Desceu as escadas pulando os degraus de dois em dois. Entrou no carro, deu a partida e, quando ia engatar a marcha, sentiu de novo o mal estar e agora com uma dor forte no peito.
O ar começou a faltar... A dor foi aumentando... O carro desapareceu... Os outros carros também... Os pilares, as paredes, a porta, a claridade da rua, as luzes do teto, tudo foi sumindo diante de seus olhos, ao mesmo tempo que surgiam cenas de um filme que ele conhecia bem.
A esposa, o netinho, a filha e, uma após outra, todas as pessoas de que mais gostava.
Por que mesmo não tinha ido almoçar com a filha e o neto? O que a esposa tinha dito à porta de casa quando ele estava saindo, hoje de manhã?
A dor no peito persistia, mas agora outra dor começava a perturbá-lo: a do arrependimento.
Ele não conseguia distinguir qual era a mais forte: a dor da coronária entupida ou a de sua alma rasgando.
Escutou o barulho de alguma coisa quebrando dentro de seu coração, e de seus olhos escorreram lágrimas silenciosas...
Queria viver, queria ter mais uma chance, queria voltar para casa e beijar a esposa, abraçar a filha, brincar com o neto...
Queria... Queria... Mas não havia mais tempo...
..............................
Quantas pessoas estão vivendo hoje seu último dia de existência na Terra e não sabem disso!
Quantas saem do corpo físico diariamente e deixam muitas coisas por fazer!
Certamente os compromissos profissionais, a limpeza da casa, as compras, os pagamentos, outras pessoas farão.
Mas as questões afetivas, as coisas do coração, somente cada um pode deixar em dia. Aquela visita a um amigo, o abraço de ternura num familiar querido, um beijo carinhoso na esposa ou esposo, uma palavra atenciosa a alguém que precisa, um tempo a mais para dedicar aos amores...
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Ilusão de ótica





Um truque de ilusão de ótica que confunde nosso cérebro e transforma estes desenhos em espirais. Pode acreditar, use algum artifício para comprovar, como acompanhar as linhas com o dedo e verá que são na verdade vários círculos concêntricos.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
Internet conecta a TV
Publicidade
A empresa brasileira iBlog anunciou o lançamento de um dispositivo que permite o acesso à internet em televisões de LCD ou plasma sem o uso de PCs ou notebooks. O dispositivo também possui um mosaico de navegação, baseado no conceito utilizado pelas TVs por assinatura.
Criado e produzido no Brasil, o aparelho iBlogTV funciona como um browser de internet e, de acordo com a empresa, e é indicado para usuários que não têm muita familiaridade com computadores. O equipamento tem o tamanho de um pequeno conversor, e vem com um teclado sem fio com touchpad incorporado.
Divulgação
iBlogTV não requer o uso de computador para conexão à internet; preço sugerido é R$ 999
iBlogTV não requer o uso de PC para conexão à web; preço sugerido é R$ 999
Além da navegação por ícones, o sistema também proporciona a visualização de imagens (apresentação de slides), filmes e vídeos com resolução até 1024 x 768 pixels e, ainda, realiza videoconferências simples, via Skype, ou bate-papo pelo Windows Live Messenger (popularmente conhecido como "MSN").
O iBlogTV possui controle infantil, bloqueio de tela, gasta pouca energia e se conecta à Internet por meio de cabo de rede banda larga, Wi-fi e 3G. A conexão do aparelho à televisão é feita por um cabo de vídeo RGB.
"Sempre brinquei de tentar levar o PC à televisão, mas era algo sempre difícil. O iBlog TV foi criado para diminuir essa dificuldade e tornar a experiência de navegar do sofá de casa agradável e divertida para toda a família", afirma um dos criadores do iBlog TV Roberto Bloj.
A novidade já está à venda nos sites CompraFácil, Magazine Luiza e para os assinantes NET pelo site da operadora. O preço sugerido é de R$ 1 mil.
Fonte: da Folha Online
segunda-feira, 29 de março de 2010
FUTURO EM MÃOS
| FUTURO EM MÃOS! |
Os responsáveis da Canesta, que por mais de uma vez já estiveram à beira de fechar portas, estão agora convictos que as suas tecnologias podem beneficiar com o decréscimo dos custos de produção das câmaras digitais e dos chips para se tornarem na interface de eleição dos utilizadores de computadores e remeterem para a história os agora famosos ecrãs tácteis.
O tempo dirá se os líderes da Canesta têm razão.
No VÍDEO abaixo você pode ver como funciona um computador controlado por gestos, recorrendo a tecnologias criadas pela Canesta.
A MASSACRANTE VIDA DOS OUTROS





